Impacto humano forma ‘impressionante novo padrão’ no fluxo de energia global da terra

0

O impacto que os seres humanos têm feito na terra em termos de como produzimos e consumimos recursos formou um 'impressionante novo padrão' no fluxo de energia da terra, de acordo com pesquisadores da Universidade de Leicester.

A pesquisa sugere que a terra agora é caracterizada por um padrão geologicamente sem precedentes do fluxo de energia global que comodamente é influenciada por seres humanos – e que é necessário para manter a complexidade das sociedades humanas modernas.

O novo estudo, publicado de jornal Earth’s Future, é liderado pelos professores Mark Williams e Jan Zalasiewicz do departamento de geologia da University of Leicester trabalhando com uma equipa internacional de eruditos.

Enquanto analisavam o fenómeno Antropoceno – uma época onde os seres humanos dominam a Geologia da superfície da terra – a equipa identificou que os padrões humanos de produção e consumo são um factor chave que caracterizam a época e quando comparado com os padrões de biliões de anos de idade do planeta Terra, formaram um impressionante novo padrão.

Além disso, escavando fósforo do solo e extraindo nitrogénio do ar para fazer adubos; e explorando centenas de milhões de anos de energia de carbono armazenada numa tendência ainda em aceleração, os humanos estão a aumentar a produtividade bem acima dos níveis naturais – e direccionando grande parte para os animais que foram re-projectados para cumprir os nossos propósitos.

Em 2016 o grupo de trabalho do Antropoceno liderada pelo Professor Zalasiewicz irá reunir mais provas sobre o Antropoceno, o que irá ajudar a informar se esta nova unidade de tempo deverá ser formalizada e, em caso afirmativo, como ela pode ser definida e caracterizada.

[PHYS.org]

Leave A Reply