IBM adquire Red Hat por 34 biliões de dólares

0

A gigante da informática IBM, anunciou a compra da pequena, mas emergente Red Hat Inc, responsável pela distribuição de Linux Red Hat, bastante utilizada a nível mundial e que tem crescido de forma exponencial nos últimos tempos.

A razão para a gigante software house estar a proceder a esta gigante oferta de $190 por acção, foi para dissuadir outras empresas de entrarem na corrida pela aquisição desta empresa, não apenas isto, mas a IBM e a Red Hat acordaram ainda uma fee de quebra de contracto bastante elevada, podendo ser um valor histórico neste tipo de negócio.

Apesar de o negócio poder ser bastante promissor, e de ser claramente benéfico para Red Hat e seus investidores, já os accionistas da IBM consideraram o negócio arriscado, tendo as acções da gigante, caído cerca de 2%, mas a CEO da IBM, Ginni Rometty, acredita que este será um excelente negócio, e que apenas ofereceu o valor justo.

A razão para a aquisição, prende-se com a estratégia de crescimento da empresa definida, que passa por apostas numa rede cloud híbrida, pretendendo desta forma a IBM oferecer o melhor de vários mundos, com o seu software, as suas instalações e o seu hardware. Além disso, esta aquisição permite também à empresa fornecer software proprietário para datacenters privados, entrando na corrida contra outros gigantes, como a Microsoft.

De qualquer das formas, a IBM não é nova no mercado, e com os anos de experiência, vêm tomadas de decisões bastante ponderadas, tal como a presente aquisição, que certamente é o resultado de diversas horas de reuniões e decisões estratégicas, e uma vez que o futuro, tal como comprovado, está na cloud, esta aposta não poderia ser mais acertada, e uma vez que funciona tanto nas suas clouds proprietárias, como em clouds privadas e autónomas, a IBM irá usufruir de frutos destas duas fontes monetárias.

Comment