Hidratos em excesso é pior do que comer muita gordura

0

As pessoas com uma dieta rica em hidratos de carbono, correm maior risco de saúde do que as que consomem maiores níveis de gordura. Revela assim um estudo que envolveu mais de 135 mil pessoas.

A equipa de investigadores, liderada por uma universidade no Canadá, já avaliou cerca de 135 mil pessoas de 18 países dos cinco continentes, e os principais resultados foram esta semana publicados na revista científica The Lancet.

Neste estudo foram questionados os hábitos alimentares das pessoas que foram seguidas por uma média de sete anos e meio. Uma das conclusões a que chegaram revelou que uma dieta rica em hidratos de carbono (mais de 60% do total de energia consumida) está ligada a uma maior mortalidade, ainda que esta não surja relacionada com um maior risco de doença cardiovascular.

Já em relação às gorduras alimentares, não foi associado um maior consumo a uma maior mortalidade nem a maior risco de ataques cardíacos ou morte por doenças cardiovasculares.

Mas, ainda que tenham a fama de engordar, os hidratos de carbono devem fazer parte de qualquer regime alimentar, mesmo quando o objectivo é perder peso. Se optarmos pela ingestão, em pequenas quantidades, de alimentos ricos em hidratos de carbono complexos, como a massa, o pão, o arroz e as batatas, sentimo-nos saciadas mais rapidamente, e isto acontece porque estes alimentos são absorvidos lentamente pelo organismo.

Os investigadores destacam que estes resultados são consistentes com mais estudos e ensaios clínicos conduzidos em países ocidentais nas últimas duas décadas. Segundo a principal autora do estudo, Mahshid Dehghan, uma diminuição de ingestão de gordura levou a um aumento do consumo de hidratos de carbono.

Para a investigadora, as conclusões desta análise podem explicar porque é que certas populações que não consomem muita gordura, mas que ingerem muitos hidratos têm maiores taxas de mortalidade.

Leave A Reply