Google Street View na Estação Espacial

0

Fazendo contas, localizada a 400 quilómetros por cima das nossas cabeças, existe um pequeno objecto que gira constantemente sob todos nós. Este não tem mais de 109 metros por 73 e viaja a uma velocidade bastante impressionante: 7,69 km/s, ou 27 685,7 km/h. A cada 24 horas faz 15 órbitas terrestres. Estamos a referir-nos à Estação Espacial Internacional (ISS em Inglês), de tudo o que alguma vez foi criado, está é de facto a mais cara alguma vez construída pela humanidade, o valor atinge os 150 mil milhões de dólares.

Mas esta é sem dúvida uma das maiores realizações humanas e será também uma das mais difíceis de visitar. A verdade é que a maior parte de nós já ouviu os relatos de como é a vida a bordo, também assistimos a filmes de como os astronautas fazem exercício, se lavam, comem, como lidam com a escassez de água e a falta de gravidade, entre outras coisas que têm de modificar e ultrapassar.

Mas, de alguma maneira, nenhum desses vídeos nos dá realmente a ideia de como é a ISS por dentro. Por muitos vídeos demonstrativos, visitas guiadas que vejamos, nunca temos a sensação aproximada de esta realmente dentro da Estação Espacial.

Mas isso era antes. Agora, o Google Street View deu um salto gigantesco até ao espaço, e mostra-nos como é a estação por dentro, a 360 graus, com todo o seu emaranhado de cabos e tubos e bolsas e peças. Nem seria necessário a falta de gravidade para se perceber que não existe verdadeiramente um tecto ou um chão. É um espaço pequeno e apertado, mas esta é a casa de seis astronautas, e tem de certo as melhores vistas da Terra, pelo menos pelo número de janelas que a Estação tem, deviam ter.

É certo que a Google não enviou um dos seus carros Street View para o espaço e toda a tecnologia envolvida foi fornecida pela Estação Espacial, no entanto, não foi de maneira nenhuma um trabalho fácil de realizar.

O vídeo mostra um resumo deste processo.

Comment