Foram encontrados os ovos mais antigos de crocodilo no mundo

0

Os cientistas do Museu da Lourinhã, em Portugal, encontraram ovos de crocodilo, na realidade, os mais antigos do mundo. Estes encontravam-se no mesmo local onde também nos anos 90, foram descobertos alguns ovos de dinossauro.

Estes ovos foram descobertos na Lourinhã, mais precisamente fragmentos de cascas e alguns ovos completos, de crocodilo, os mais antigos do mundo, anunciou assim, esta Quarta-Feira, a agência Lusa. Segundo revelou João Russo, um dos autores do estudo sobre os achados, os ovos pertenceriam a crocodilos que viveram durante o Jurássico Superiores e são os “avós” dos crocodilos actuais que conhecemos.

Esses ovos foram encontrados no ano de 2012, na praia de Paimogo, no mesmo local onde nos anos 90, foram encontrados alguns ovos de dinossauro com cerca sete centímetros. Os investigadores, pertencentes ao Museu da Lourinhã, publicaram detalhes do estudo na Plos One.

Ao realizar-se uma análise de microscópico, que foi feita um ano depois, em 2013, fez com que fosse possível aos cientistas, confirmar que “a estrutura da casca do ovo era completamente diferente da dos ovos de dinossauro e muito semelhante a ovos de crocodilo tanto fósseis como actuais”. E concluíram ainda que “a evolução em 150 milhões de anos (dos ovos de crocodilo) foi muito pouca e os ovos praticamente mantêm-se inalterados”.

Os ovos mais antigos, que tinham sido descobertos, até agora, foram encontrados no Texas e foram datados de há cerca de 140 milhões de anos atrás (Cretáceo Inferior).

Estes ovos de crocodilo, estão agora expostos no Museu da Lourinhã, conhecida por ser a “Capital dos Dinossauros”. No ano de 1993, foram lá encontrados os maiores e mais antigos ninhos contendo embriões de dinossauros, conhecidos até à época. Este “é mais um testemunho de que a Lourinhã é extremamente rica em termos de fósseis do Jurássico Superior e é uma referência a nível mundial”, afirmou assim o investigador à agência Lusa.

Leave A Reply