Foi encontrado um novo Mineral na Austrália

0

Uma equipa de cientistas descobriu um novo mineral, diferente de todos os já conhecidos. O Mineral, foi encontrado perto da estrada, junto de uma aldeia conhecida pela febre do ouro na Austrália.

No passado, esta aldeia foi um ponto de interesse para os prospectores de ouro, mas apesar disso, jamais alguém encontrou algo que se assemelhasse a este novo Mineral.

O novo mineral, foi descoberto durante uma nova análise ao Meteorito de Wedderburn, que foi descoberto nas imediações do lado noroeste da cidade, em 1951. É um meteorito com uma dimensão bastante pequena, que pesa apenas 210 gramas, e durante as últimas décadas, os cientistas têm tentado descobrir que segredos estão nele contidos, e a cientista Chi Ma da Caltech, em conjunto com a sua equipa, poderá ter descoberto outro segredo.

Chi Ma, analisou a pedra, e alcunhou o novo mineral de ‘edscottite’, em homenagem a Edward Scott, Perito em Meteoritos da University of Hawaii, e de acordo com a cientista, este é um novo e raro tipo de carboneto de ferro, que nunca havia sido antes encontrado na natureza.

O meteorito, já passou pelas mãos de diversos cientistas desde a sua descoberta, e actualmente, apenas um terço da pedra original existe, guardada no Museums Victoria na Austrália. Durante as análises anteriores, foram detectados diversos tipos de minerais, como ouro, prata ou kamacite, mas nada tão singular como a Edscottite.

Apesar de esta descoberta ser única devido à sua formação natural, este tipo de mineral, já havia sido produzido em reduzidas quantidades em ambiente de laboratório.

Quanto à origem deste mineral em específico, estima-se que, este se terá formado no núcleo de um planeta, que eventualmente explodiu, fazendo com que este pequeno meteorito acabasse na Terra.

Comment