Foi encontrada uma cidade de Polvos

0

Foi encontrada uma pequena cidade de polvos, alcunhadas de Octlantis, o que vem trazer luz à ideia de que na verdade os polvos não são as criaturas isoladas e solitárias que se acreditava serem.

Segundo o grupo de biólogos, na cidade vivem em comunidade cerca de cinco polvos, no meio de montes de areia e conchas, a cerca de 15 metros de profundidade, e com uma área de 18 por 4 metros.

Pode ser observada a convivência dos polvos, e a comunicação entre si, bem como a entreajuda entre os membros para, por exemplo, expulsar outros polvos não oriundos da “cidade”. Segundo os biólogos da Alaska Pacific University, o comportamento dos polvos em Octlantis, é bastante similar ao comportamento das criaturas vertebradas que habitam em sociedade, o que vem reforçar a ideia de que, dadas as circunstâncias correctas, é sempre possível se desenvolver um comportamento similar, nos mais diversos tipos de organismos.

A cidade está localizada na baía de Jervis, na linha costeira este da Austrália, e está próxima de outra “cidade” de polvos encontrada em 2009, esta alcunhada de Octopolis. Apesar de ser interessante esta descoberta destas duas cidades, levanta-se a dúvida a confirmar ainda, de se esta será uma situação comum, ou dois casos isolados, e como terão sido criadas estas sociedades.

Por regra, o nosso conhecimento era de que os polvos apenas interagiam no período de reprodução, e posteriormente voltavam para a sua vida solitária, mas por estas descobertas, ficamos a saber que é necessária uma investigação mais aprofundada e mais envolvente a fim de melhor entender o porquê deste interessante fenómeno.

Leave A Reply