A fenda do bloco Larsen C a apenas 20 quilómetros para que se desprenda o iceberg

0

A fenda que no início deste mês de Janeiro revelava que um dos maiores icebergues podia estar agora prestes a desprender-se, cresceu cerca de dez quilómetros só este mês, faltando assim apenas 20 quilómetros para este se desprender por completo.

Esta fenda que no início do mês já mostrava que um dos maiores icebergues do mundo, separado do bloco Larsen C, podia estar prestes a desprender-se. A fenda cresceu 10 quilómetros este mês, com apenas 20 quilómetros para que se desprenda por completo e se afaste no oceano.

Este caso foi noticiado no início deste ano de 2017, e esperava-se uma separação chocante de um icebergue com cerca de cinco mil quilómetros quadrados na Antárctida. O que não se estava à espera, foi a distância quase recorde que o icebergue – incluído no grupo dos dez maiores algumas vez registados, percorresse apenas no período de tempo de um mês. A forma como a fenda cresceu é impressionante e a separação do icebergue pode estar prestes acontecer a qualquer dia dos próximos meses.

Apenas neste mês de Janeiro, os blocos de gelo distanciaram-se cerca de dez quilómetros desde a última medição – feita a 1 de Janeiro – e os especialistas estimam que faltem apenas 20 quilómetros para que a separação do icebergue da plataforma Larsen C esteja completa. Caso isto aconteça, será este um dos maiores icebergues de que há registo, segundo as análises e estudos feitos por investigadores das Universidades de Swansea e Aberystwyth, e do British Antarctic Survey, a divagar pelo oceano. Comparemos este bloco de gelo, por exemplo, às dimensões Algarve, (Portugal). Quando este se desprender do Larsen C, o icebergue será como se a região do Algarve se desprendesse de Portugal e ficasse à deriva.

A confirmação chega através dos satélites da ESA, onde foi possível visualizar as novas dimensões da fenda, assim, neste momento, e segundo o jornal ABC, a distância entre o Larsen C e o icebergue é de 175 quilómetros, no entanto, apesar de apenas faltarem cerca de 20 quilómetros para que ambos sejam blocos de gelo independentes, as previsões de datas do desprendimento total são apenas especulações.

Leave A Reply