Facebook lançou uma aplicação na China em segredo

0

A realidade é que as relações da China com as grandes empresas tecnológicas mundiais, tem sido tudo menos pacífica, uma vez que o controlo que o governo quer impor obriga a que muitas estejam banidas e que não possam operar em todo o território chinês.

Ainda assim, com todas estas limitações, aparentemente, o Facebook conseguiu lançar uma app, em segredo, na China, à revelia do governo e das diferentes autoridades.

Há já muitos anos que o Facebook e os seus serviços estão banidos na China, impossibilitando dessa forma que os internautas acedam à maior rede social da Internet. Todos estes bloqueios se estendem às diferentes aplicações móveis que esta rede possui.

No entanto, segundo o jornal New York Times, a empresa terá conseguido agora lançar uma aplicação das suas, sem qualquer imagem de marca ou relacionada com os seus serviços.

Esta chama-se “Colorful Balloons” (Balões Coloridos, em português), esta nova aplicação destina-se à partilha de imagens entre utilizadores e, pelo que pode ser visto, é uma cópia directa da bem conhecida aplicação “Moments” do Facebook.

A única diferença nesta app é que, em vez de utilizar a rede social para interligar os utilizadores, o Colorful Balloons usa a rede WeChat para fazer essa ligação.

Até se poderia pensar que este seria apenas um clone do Moments do Facebook, mas existem diversos indícios de que é mesmo uma app oficial. As declarações do Facebook neste caso são vagas e podem ser interpretadas como uma confirmação.

“Há muito que dizemos estar interessados na China, e temos passado mais tempo a conhecer os costumes, interesses e o país”.

Há ainda o facto de que as muitas visitas de Mark Zuckerberg à China revelam um interesse cada vez maior neste país e onde apenas poucos conseguem entrar. Caso se confirme que o Facebook conseguiu mesmo lançar essa app, o mais provável é que esta seja investigada e retirada muito em breve.

Leave A Reply