Explosão de Estrela Massiva cria Buraco Negro

0

Fica assim registado, pela primeira vez na história da humanidade, o que os astrónomos podem ter presenciado num momento único, a transformação de uma estrela num buraco negro, tudo diante dos seus olhos, com a ajuda claro, de telescópios.

Foi mais ou menos desta forma que o Goddard Space Flight Center da NASA começa o vídeo sobre a explosão recente de uma estrela massiva, mas com um “comportamento” completamente fora do normal.

A questão é a seguinte, até agora, os astrónomos acreditavam que as estrelas tinham de explodir na forma de uma super-nova, antes de “detonarem” em buracos negros, mas, as imagens recentemente capturadas pelos super-telescópios da NASA, acabam de provar que o caso pode não ser bem assim.

Combinando o poder do LBT (Large Binocular Telescope) com o dos telescópios espaciais Hubble e Spitzer, os investigadores testemunharam que uma estrela localizada a cerca de 22 milhões de anos-luz e também ela 25 vezes mais massiva do que o nosso Sol, de nome N6946-BH1, prescindiu da fase de super-nova e, simplesmente, “desapareceu” sem mais nem menos num grande vazio deixando absolutamente nada para trás.

Os astrónomos chamam a este fenómeno de “super-novas falhadas”, algo que pode ajudar a explicar porque é que raramente se vêm super-novas nas estrelas de maior dimensão.

A super-nova, é um evento astronómico que ocorre durante os estágios finais da evolução de algumas estrelas, este evento é caracterizado por uma explosão muito brilhante. Durante um curto espaço de tempo, surge um efeito semelhante ao aparecimento de uma estrela nova, antes de desaparecer lentamente ao longo de várias semanas ou mesmo meses.

A comunidade científica promete continuar atenta ao que se passa no Espaço, até porque, por uma outra razão desconhecida, a estrela pode ainda existir e estar simplesmente “escondida”.

Seja como for, a situação trará sempre novas suposições, haja ou não um comportamento fora do tradicionalmente previsto para a formação de buracos negros.

Leave A Reply