Este novo polímero de transmutação pode suportar 1.000 vezes o seu próprio peso

0

Os cientistas desenvolveram um polímero especial de sensível ao calor que é capaz de suportar 1.000 vezes seu próprio peso e voltar rapidamente à sua forma original. O novo material, possivelmente, poderá ser usado em tudo, desde dispositivos médicos que trabalham de acordo com o calor do seu corpo, até roupa que encolhe automaticamente para fornecer um ajuste confortável.

O fato de que o calor de um corpo humano é suficiente para obter o polímero para reagir que faz de um material tão potencialmente útil. Pode ser programado para reter uma forma temporária, antes de um disparador de calor é usado para devolvê-lo ao normal, muitas vezes sua própria massa ao longo do caminho de elevação. No vídeo abaixo, você pode ver isso em ação, puxar caminhões de brinquedo e levantar pesos.

Crucial para o desenvolvimento do novo material – que seus inventores são descrevendo como "plástico com um cérebro e alguns músculos" – é a maneira que controla a cristalização que geralmente ocorre quando o polímero é refrigerado ou esticado.

Como o material é deformado, correntes do polímero são localmente esticadas para cristalitos de formulário, e pequenas áreas de polímero estão alinhadas na mesma direção. Como cresce o número de cristalitos, a nova forma torna-se mais estável, e se torna mais difícil para o plástico voltar ao formato original.

Usando forros moleculares que inibem este processo de cristalização (mas não parem), os pesquisadores foram capazes de definir um ponto de fusão' ' no qual a mudança de forma é acionada. A equipe ajustado o número e tipos de revestimentos utilizados, bem como experiências com seus padrões de distribuição através do polímero, a fim de alcançar o seu resultado final.

Mas a transmutação era apenas um alvo. Anthamatten e seu colega Yuan Meng também queriam o material para realizar algum trabalho mecânico durante a transformação. Então, para isso, eles engenharia redes de polímero que podem armazenar bastante energia elástica para permitir que um pedaço de polímero do tamanho de um cadarço para levantar uma lata de refrigerante.

[Science alert]

Leave A Reply