Elon Musk explica a função dos Túneis Boring

0

Todos nós já conhecemos a genialidade de Elon Musk, indo desde o espaço até a super-carros eléctricos, mas agora ele foi mais adiante, e quer enviar-nos para o centro da Terra (ou perto). A nova startup de Musk, chamada The Boring Company (A Companhia de Perfuração [Também pode ser lido, por ironia, como A Companhia Entediante]), irá criar túneis para resolver o problema do congestionamento de trânsito nas cidades, e adicionaram hoje uma Secção de Perguntas Frequentes ao site, com bastante informação acerca do projecto.

Na dita secção, é descrito que a inspiração para a criação da empresa, é “resolver o problema do destruidor de alma, congestionamento de trânsito”, e em vez de seguir-mos a ideia dos carros voadores, que os entusiastas da ficção cientifica tanto gostam, está a focar-se no subsolo, uma vez que este é à prova de água, e bastante mais seguro uma vez que não existe o risco de caírem carros do céu, e por fim, podemos em teoria criar níveis infindáveis de túneis no subsolo, e não nos precisamos de preocupar com pássaros e aviões ou condições meteorológicas.

Apesar de esta ser uma grande ideia, existem dois problemas principais: primeiro existe a questão do custo, que é muito alto e a segunda é o facto de os túneis existentes não conseguirem suportar os “trenós” Hyperloop, e é isto que esta nova companhia de Musk se propõe a resolver!

“Actualmente os túneis são bastante caros devido à escavação, com alguns do projectos a custarem perto de 1 bilião de dólares por milha. Por forma a tornar uma rede de túneis exequível, o preço das escavações tem de cair para perto de 10 vezes menos”, citam as novas Perguntas Frequentes. Para tornar um túnel mais eficiente em termos de custos e performance, o seu diâmetro terá de ser de menos de 4 metros, o que é menor do que os túneis de superfície, que têm cerca de 8.5 metros de diâmetro. Para o conseguir, a companhia de túneis de Musk irá utilizar o que eles chamam de “trenó eléctrico”.

Musk já tem uma Máquina de Perfuração de Túneis (TBM), conhecida com Godot, que está pronta para começar a escavar, mas é literalmente mais lenta do que um caracol, e por agora, isso faz com que os preços sejam muito elevados, quanto mais rápida a perfuração, mais barato será o túnel.

Eles já têm um local para começar a escavar, por baixo de Los Angeles, e têm a máquina para o fazer, mas para que servirá realmente o túnel? Ao contrário do que se pensava anteriormente, o propósito do “skate eléctrico” não é apenas o de transportar carros, mas também transportar bens e até pessoas a cerca de 200 km por hora, e se for adicionada uma cápsula for adicionada, o trenó poderá atingir perto de 100 km por hora.

Comment