Elon Musk cumpriu o prazo de 100 dias para a bateria gigante

0

Há cerca de três meses, Elon Musk comprometeu-se a construir em 100 dias a maior bateria de sempre, ou a mesma seria fornecida de forma gratuita. O prazo terminava a 1 de Dezembro, e a mesma encontra-se agora concluída, tendo sido terminada dias antes do fim do prazo, o que significa que a Tesla irá receber os 50 milhões de dólares em causa na mesma.

O projecto que pretende alimentar o sul da Austrália, conta com esta bateria de iões de lítio com uma capacidade de 100 megawatts como fonte de armazenamento da e energia, para além de uma rede de moinhos eólicos, que irão agora iniciar teste a 230 quilómetros para norte da capital, Adelaide.

I ideia é que esta Tesla PowerPack, no pico da sua carga, consiga alimentar 8000 casas de forma independente durante um período de 24 horas, ou mais de 30 000 casas durante uma hora, no caso de uma grave falha de corrente eléctrica. Também faz parte do projecto um gerador de 250 megawatts a gasolina, que irá custar mais de 360 milhões de dólares australianos, e irá estar provavelmente concluído no próximo verão, sendo que este representa uma grande fatia do projecto criado pelo estado, com um orçamento total de 550 milhões de dólares australianos, que foi criado após o gigantesco apagão que afectou o estado no ano passado, que levou a um caloroso debate a nível nacional.

A importância do cumprimento deste prazo prende-se com o facto de o CEO da Tesla, Elon Musk, ter prometido a Mike Cannon-Brookes da Atlassian que construiria a bateria no prazo de 100 dias ou iria fornecer a mesma de forma inteiramente gratuita, perdendo assim 50 milhões de dólares, tendo o prazo começado a contar no momento em que Musk visitou Adelaide no início de Setembro para assinar o acordo de negócio, apesar de o trabalho já estar a avançar desde Julho quando foi solicitado a este a construção da mesma.

O intuito da bateria agora concluída pela Tesla é apoiar a rede eléctrica do estado em situações de sobrecargas elevadas de consumo de energia, ou fenómenos naturais que causem uma sobrecarga da rede a fim de eliminar as hipóteses da existência de apagões na região, esta fase de testes que agora se avizinha, visa apenas afinar a bateria para a mesma estar optimizada para o efeito desejado.

Leave A Reply