Dubai irá levá-lo os céus

0

O Dubai planeia começar a transportar passageiros com o recurso a táxis-voadores dentro dos próximos meses, tornando-se no primeiro país do mundo a o fazer. Representantes da autoridade de transportes do país acabam de anunciar que planeiam começar a transportar passageiros em Julho deste ano. Os passageiros irão ser transportados a uma altitude de cerca de 300 metros e a velocidades de cerca de 100 km/h.

O veículo que irá ser utilizado para alcançar este objectivo, conhecido como EHang 184, utiliza dois dos maiores avanços tecnológicos para o transporte nos últimos anos, nomeadamente, as tecnologias de pairar (hover) e condução independente. O conceito é simples, quando os passageiros entram no veículo, têm de introduzir o destino desejado, e depois o táxi-voador levá-lo-á ao destino.

O veículo, construído pelo o construtor Chinês EHang, está a ser desenvolvido desde 2013. Apesar de termos visto bastantes conceitos de carros voadores e planadores a surgirem e desaparecerem nos últimos anos, este parece estar para ficar.

Este não é o primeiro grande investimento do Dubai nos tempos mais recentes, uma vez que há pouco tempo, o país assinou um memorando com a empresa americana de Musk, Hyperloop One, para estudar a viabilidade de construir uma ligação Hyperloop entre o Dubai e o Abu Dhabi. Anunciaram também planos para terem pelo menos um quarto dos seus transportes, como veículos autónomos até 2030, e assinaram um acordo de compra de 200 veículos autónomos Tesla para serviço de táxi.

O EHang 184, de acordo com os relatórios, é um pequeno drone Quadcóptero (Quadcopter), com oito propulsores, que transporte um passageiro de cada vez, tem cerca de 1.5 metros de altura, pesa cerca de 200kg, e leva 2 horas a atingir a carga total. O drone, tem um sistema integrado para falhas, que aterra automaticamente o veículo se detectar qualquer componente danificado ou defeito.

Abaixo poderá ver uma filmagem do EHang 184 na CES em Junho de 2016.

Leave A Reply