Drone para 1 passageiro

0

Empresa chinesa apresentou em Las Vegas o primeiro drone capaz de transportar um passageiro. A empresa, Ehang Inc, com sede na cidade de Guangzhou, deu a conhecer o aparelho na convenção da CES 2016. Nada mais nada menos do que a maior feira de tecnologia de consumo do mundo.

O drone recebeu o nome de “Ehang 184” e parece um pequeno helicóptero. Geralmente, um drone tem quatro hélices paralelas ao chão, e é apenas electrónico, sendo controlado através de um tablet ou smartphone. O Ehang 184 é capaz de voar durante 23 minutos e a bateria pode ser completamente carregada em duas horas. Foi concebido para ainda transportar uma pessoa, até ao peso máximo de 100 kg.

Segundo a empresa, a velocidade máxima deste drone é de 100 km/h e a altitude máxima que atinge é de 3,5 km, tendo sido concebido para voar entre os 300 e os 500 metros. A cabine do aparelho tem ar condicionado e uma luz de leitura, existindo ainda espaço disponível para uma pequena carga, como uma mala.

Antes de começar a viagem, o passageiro precisa de definir o seu plano de voo, a seguir, é apenas necessário dar dois comandos: “descolar” e “aterrar”, através de um simples clique no equipamento de controlo.

O director financeiro e co-fundador da Ehang, Shang Hsiao, disse ao “The Guardian” que tem vontade de colocar o aparelho no mercado ainda este ano, com um valor entre os 200 e os 300 mil dólares (entre os 186 e os 279 mil euros). Ainda assim, Hsiao reconhece as dificuldades dadas as determinações legais sobre a utilização de drones para transporte de passageiros, algo que ainda não é regulamentado.

“O mundo nunca teve nada assim”, afirmou.

O director de marketing da empresa, Derrick Xiong, assegurou também que o aparelho já foi testado mais de 100 vezes, na maioria das vezes com uma pessoa a bordo, e que irá criar um posto de controlo em terra para que hajam mais hipóteses de controlar o aparelho em caso de emergência.

Leave A Reply