DNA que só as fémeas têm

0

Em muitas espécies animais, os cromossomas são diferentes entre os sexos. O macho tem um cromossoma Y. Noutros animais, no entanto, por exemplo pássaros, é o contrário. Nas aves, as fémeas têm os seus próprios cromossomas sexuais, o cromossoma W. Pela primeira vez, pesquisadores em Uppsala, conseguiram mapear a estrutura genética e evolução do cromossoma W.

Cada indivíduo de uma espécie tem o mesmo gosto de cromossomos, com uma exceção. Em muitas espécies, que os sexos diferem assim que os machos têm seus próprios dos cromossomos sexuais, o cromossoma Y. Isto contém genes que resultam no desenvolvimento de personagens masculinos e órgãos reprodutivos. Se não houver nenhum cromossomo Y, o organismo será uma fêmea.

Nas aves, no entanto, a situação é diferente. É que as fêmeas que têm um único cromossomo sexual – o cromossomo W.

Em um estudo publicado hoje na natureza das comunicações, Linnea Smeds, Hans Ellegren e seus colegas mostram que, surpreendentemente, cromossomo W de um pássaro não contém genes que levam ao desenvolvimento de uma fêmea.

Em vez disso, o cromossomo W parece funcionar como uma espécie de tampão para as fêmeas, uma vez que contém genes similares do cromossomo X. Em ordem para certos genes trabalhar, é fundamental que um indivíduo tem duas cópias desse gene. Desta forma, o cromossomo W pode servir como um complemento para as mulheres que têm apenas uma cópia do cromossomo X.

Pesquisadores descobriram que o cromossomo W muda a um ritmo mais lento do que qualquer outra parte do material genético.

A maioria das mutações ocorrem durante a formação de células germinativas. Os machos produzem um número muito maior de células germinativas que as fêmeas, e então a probabilidade que um esperma contém uma nova mutação é muito maior do que para uma célula-ovo.

O cromossomo W é o único cromossomo do núcleo da célula, que é herdado do lado materno. Ele compartilha essa propriedade com a pequena quantidade de DNA encontrado nas mitocôndrias da célula.

[PHYS.org]

Leave A Reply