DNA Neandertal contém informação de tribo perdida

0

Foi recuperado um osso de um Neandertal, que comprovou a existência de uma tribo já extinta em África. O fémur, descoberto na Alemanha, vem comprovar que a migração se iniciou bastante cedo, como já se comentava, e vem comprovar a interacção desta tribo com outras populações de hominídeos.

A equipa de cientistas do Instituto de Ciência e História Humana e da Universidade de Tübingen na Alemanha, liderada por Max Planck, utilizou DNA da mitocôndria do Fémur encontra, para determinar a sua relação para com outros Neandertal e os seres humanos modernos.

A mitocôndria, contém um conjunto de genes separado do DNA presente no seu núcleo, e uma vez que o DNA mitocôndrico, varia de uma forma bastante previsível, conseguimos mapear e medir as suas mutações e chegar à conclusão da altura em que as duas populações as partilhavam. Esta análise concluiu que estes se cruzaram pela ultima vez há cerca de 400 000 anos atrás, o que vem contradizer os anteriores estudos que punham este momento há 800 000 anos.

Os nossos parentes Denisovans, também se separaram de um grupo de Neandertais, há cerca de 450 000 anos, e o seu DNA nuclear é bastante aproximado ao dos Neandertal, o que faz sentido, uma vez que provavelmente estes derivaram deles.

Os nossos ancestrais, abandonaram África há cerca de 50 000, e espalharam-se pelo mundo, e uma análise ao DNA dos seres humanos modernos sem linhagem africana, revelou que temos genes que existiam nos Neandertais e Denisovans, sugerindo que antes de seguirmos caminhos diferentes, existiu alguma interacção directa.

Este novo espécimen encontrado, foi datado através do DNA mitocondrial, e estima-se que tenha cerca de 124 000 anos, mas o mais curioso, é que segundo a análise, este Neandertal não fez parte de nenhum dos grupos de Neandertais até agora estudados, vem em vez disso de uma linhagem que data de há 220 000 anos.

Isto comprova que o ser humano moderno interagiu desde cedo com os Neandertal, e que estes eram também mais diversos do que o pensado anteriormente.

Comment