O director do FBI coloca fita sobre a sua Webcam, sabe porquê?

0

O que faz para proteger a Sua ‘Privacidade’ enquanto utiliza o seu computador?

O Director do FBI James Comey utiliza Fita para tapar a webcam do seu portátil para garantir Privacidade.

Sim ouviu bem. Durante uma sessão de Perguntas e Respostas no Kenyon College na semana passada, Comey disse que utiliza fita para tapar a webcam de forma a diminuir o risco de vigilância furtiva.

Enquanto discursava acerca de encriptação e privacidade, Comey repetir o seu argumento de que a “privacidade absoluta” dificulta o cumprimento da lei e nunca existiu na América – até agora, quando a encriptação padrão oferecida pelos gigantes da tecnologia criou fronteiras onde as autoridades não conseguem entrar, mesmo com uma ordem judicial.

Esta não é a primeira vez que Comey fez este tipo de comentário. Comey sempre sugeriu às companhias de tecnologia que adoptassem técnicas de encriptação que permitissem às agências policiais interceptar as comunicações ponto-a-ponto encriptadas quando necessário.

Mas depois do seu discurso, Comey disse algo que gerou uma reação hilária na comunicação social:

“Eu vi algo nas noticias, por isso copiei. Coloquei um pedaço de fita – claro que eu tenho um portátil, portátil pessoal – e pus a fita a tapar a câmara. Porque vi que alguém mais inteligente do que eu tinha um pedaço de fita a tapar a câmara do seu”, reportou a NPR.

A preocupação de Comey com as webcams é sensata, especial quando o próprio FBI já utilizou malware para hackear webcams e expiar alvos estratégicos.

Por um lado, Comey afirma as companhias não deviam tornar os dispositivos inacessíveis às autoridades, mas pelo outro, ele está a fazer exactamente o mesmo com a sua webcam pessoal.

Então porque está ele a aumentar o nível da sua própria privacidade?

O chefe de tecnologia da ACLU Christopher Soghoian apresenta um bom exemplo:

“O Director do FBI Corney criou uma “webcam à prova de mandados” que irá impedir a vigilância das autoridades caso um dia ele venha a ser investigado. Devia ter vergonha”, tweetou Soghoian.

No entanto, pondo de lado a hipocrisia de Comey, tapar a sua webcam com fita é uma boa ideia a adoptar, uma vez que temos conhecimento da capacidade do FBI e da NSA de injectarem malware e aceder remotamente à webcam para expiar os seus alvos.

As revelações de Edward Snowden demonstraram que o projecto Optic Nerve (Nervo Óptico) da NSA capturou imagens a cada 5 minutos de utilizadores aleatórios do Yahoo. Em apenas 6 meses, 1.8 milhões de imagens dos utilizadores foram capturadas e armazenadas nos servidores do governo em 2008.

Colocar fita na lente da sua webcam não impedirá que os hackers ou o as agências de espionagem governo possam gravar a sua voz, mas pelo menos vai impedir que eles possam observa-lo ou capturar o seu feed visual.

[The Hacker News]

Leave A Reply