Diabetes Tipo 3c podem ser confundidos com os do Tipo 2

0

Foi descoberto um novo tipo de diabetes, o tipo 3c, e o mais alarmante é que aparentemente existem muitas pessoas a sofrer deste tipo em especifico, diagnosticadas como tendo diabetes do tipo 2.

O que acontece com os diabetes do tipo 1, é que basicamente o sistema imunitário do corpo, destrói as células que produzem insulina no pâncreas, e normalmente surge durante a infância, ou adolescência, e na maior parte dos casos, requer suplementos de insulina.

Já os diabetes do tipo 2, ocorrem quando o pâncreas revela incapacidade de acompanhar a necessidade de produção de insulina do corpo, muitas das vezes está associado ao excesso de peso ou mesmo à obesidade, e é bastante comum surgir em pessoas de meia idade ou de idade mais avançada, apesar de nos últimos anos, esta idade ter vindo a descer de forma alarmante.

Por fim, os diabetes de tipo 3c, são causados por um dano resultante da uma inflamação do pâncreas, tumores no mesmo, ou cirurgia pancreática, e este tipo de dano afecta não só a capacidade de o órgão produzir insulina, mas também destrói a capacidade de este produzir as proteínas necessárias para digerir a comida (conhecidas como enzimas digestivas) e outras hormonas.

Existem alguns estudos que comprovam que grande parte das pessoas que sofrem de diabetes do tipo 3c, precisam de insulina, mas não só, precisam também de enzimas digestivas em conjunto com as refeições.

Os pesquisadores estão agora preocupados com a enorme possibilidade de os diabetes do tipo 3c serem bastante mais comuns do que aquilo que se acreditava anteriormente, e estarão até em grande parte dos casos mal diagnosticados, levando o doente a não obter o melhor tratamento.

As pessoas que sofrem de diabetes do tipo 3c, têm duas vezes mais probabilidades de ter um mau controlo do nível de açucares no sangue, do que aqueles que sofrem dos diabetes do tipo 2, e têm também cerca de 5 vezes mais necessidade de tomar insulina do que os do tipo 2.

Como em qualquer doença, é crucial identificar qual o tipo da mesma a fim de proceder ao melhor tratamento para a mesma, sendo então extremamente importante refinar os métodos de diagnóstico e identificação desta doença.

Comment