Desenvolvida em Portugal, nova app ajuda a identificar sintomas da anemia

0

“Sintomas de deficiência de ferro”, assim se chama a nova aplicação, desenvolvida em Portugal, que se compromete a ajudar a resolver um problema que afecta cerca de um terço da população mundial.

Os dados recolhidos e retidos pela Organização Mundial de Saúde, vieram revelar que a deficiência de ferro é um problema generalizado, bem como um dos principais responsáveis pela anemia, tratando-se esta de uma doença que afecta um em cada cinco portugueses adultos, e tem um impacto ainda maior a nível mundial.

A falta de ferro no sangue pode estar relacionada com uma pobre ou má alimentação, ou seja, uma alimentação muito pobre em ferro, ou até mesmo à perda de grandes quantidades de sangue, seja através de uma hemorragia como através de grande fluxo durante menstruação, como pode ocorrer nas mulheres que possuam um ou mais miomas (por exemplo).

Mas, mais especificamente, são 52,7% os casos de anemia resultantes de uma deficiência de ferro. E uma vez que esta se instala, isso significa que o ferro é insuficiente para conseguir dar resposta às necessidades do organismo, visto que este se trata de um elemento essencial para o funcionamento saudável de todo o corpo humano, incluindo órgãos como o coração, músculos e também glóbulos vermelhos, podendo ainda ter algum impacto ao nível da saúde mental.

E foi precisamente a pensar nesta necessidade de se identificarem estes casos, que foi lançada a aplicação “Sintomas de deficiência de ferro”, desenvolvida em Portugal, já disponível para as versões Android.

Esta aplicação contém ainda um explorador de sintomas interactivo, vídeos informativos, um guia de discussão para doentes e links para o site DeficienciadeFerro.pt, no qual a aplicação foi inspirada. Para este projecto e a concepção desta app, o principal objectivo é que os utilizadores aprendam a reconhecer os sintomas da deficiência de ferro e da anemia, causados pela deficiência de ferro.

Para combater estes sintomas, recomenda-se o consumo de alimentos ricos em ferro, como os de origem animal, bem como as frutas como damasco seco, ameixa preta seca e morangos, uma vez que são todos ricos em ferro.

Comment