Cromossoma Y Neandertal não encontrado em homens

0

O homem moderno não apresenta quaisquer vestígios de DNA do Neandertal no seu cromossoma Y, revelou a primeira análise de sempre do cromossoma sexual do Neandertal masculino.

O desaparecimento do cromossoma Y do Neandertal poderá se dever a incompatibilidades genéticas entre as duas espécies que levaram a abortos espontâneos, sugere um estudo publicado hoje no American Journal of Humam Genetics. O cromossoma Y é passado exclusivamente de pais para filhos.

Até agora, todo o sequenciamento do genoma Neandertal tinha sido efectuado com sujeitos femininos porque esses por acaso eram os exemplares nos quais o DNA estava mais conservado, disse o director do estudo, Dr. Fernando Mendez da Stanford University.

“Caracterizar o cromossoma Y Neandertal irá ajudar-nos a entender melhor a divergência populacional que levou aos Neandertal e humanos modernos”, disse Ele.

“Também nos permite explorar possíveis interacções genéticas entre variantes arcaicas e modernas de entre descendências híbridas”.

É do conhecimento geral que os não-Africanos modernos têm entre 2.5 a 4 por centro de DNA Neandertal nos seus genes, mas o cromossoma Y é especial, disse o Dr. Mendez.

“Ou você tem o cromossoma Y por inteiro, ou não tem nada”, disse Ele.

A análise comparou o cromossoma Y ancestral e o moderno.

O Dr. Mendez e os seus colegas compararam o cromossoma Y de um Neandertal masculino com 49 000 anos encontrado em El Sidron em Espanha, com o cromossoma Y de dois humanos modernos.

A análise deles suporta dados anteriores que estimam que os Neandertais e os humanos modernos derivam de um ancestral comum de há cerca de 588 000 anos atrás.

Eles também descobriram que o cromossoma Y do Neandertal era diferente de qualquer cromossoma Y encontrado em humanos modernos, sugerindo que a linhagem está extinta.

Os pesquisadores tentaram depois encontrar provas que explicassem porque é que o cromossoma Y do Neandertal desapareceu.

“O cromossoma Y tem um número de genes que são específicos às funções masculinas, como produzir esperma, por isso nós pensamos que poderíamos encontrar num desses, mas não encontramos”, disse o Dr. Mendez.

Estes genes, no entanto, continham mutações que distinguiam Neandertais de humanos modernos, mas nenhuns teriam afectado adversamente a sua função.

[Discovery News/a>]

Leave A Reply