Criada cola que sela feridas em 60 segundos

0

Foi desenvolvida uma cola cirúrgica e elástica, capaz de selar feridas críticas numa questão de meros segundos. Este gel, baseado numa proteína elástica híbrida conhecida como MeTro, pretende transformar a forma como as feridas críticas são seladas em situações de emergência, quer na pele, quer nos órgãos, sem qualquer necessidade de recurso a suturas.

Não só este incrível gel consegue selar as feridas, quer internas, quer externas, como tem a capacidade de fomentar a cicatrização das mesmas, e de acordo com a equipa de cientistas por detrás desta cola, esta poderá salvar diversas vidas, e apesar de até agora os ensaios terem sido feitos apenas em animais, os testes em seres humanos estão a ser feitos neste momento, e aparentam ser bastante promissores.

O mais espectacular da formulação MeTro, é que assim que esta entre em contacto com as superfícies do tecido, passa para uma fase em que se torna num gel, evitando escorrer, e depois é exposto a uma luz ultravioleta a fim selar definitivamente.

Nos testes até agora elaborados, foi detectado que as feridas tratadas com o recurso à cola com a tecnologia MeTro, ficam saradas em metade do tempo quando comparadas com feridas fechadas com pontos ou agrafos, e o tecido sofre uma agressão muito menos durante o processo de cicatrização.

Graças a uma enzima presente na cola, que tem como função determinar a duração de eficácia da mesma, os médicos conseguem de forma fácil definir uma duração mais curta, na escala de horas, ou mais longa, meses.

Em situações criticas, como aquelas que ocorrem todos os dias nos serviços de urgência, em que a velocidade é extremamente crucial, a MeTro pode ser a diferença entre salvar ou não uma vida, fazendo uma diferença incrível em casos como um pulmão perfurado por exemplo, e aliás, esta cola trabalho um pouco como o silicone que é utilizado para aplicar janelas por exemplo.

Esta cola revolucionária é o resultado do trabalho de vários cientistas e de vários anos de trabalho árduo, mas as possibilidades para a utilização da mesmo, e a quantidade de vidas que esta poderá salvar, fazem valer a pena todo o esforço envolvido.

Comment