Continente subaquático poderá revelar passado da Terra

0

A Zealandia, um antigo continente submergido há dezenas de milhões de anos situado no Oceano Pacífico, poderá nos fornecer dados acerca do passado distante da Terra. Este verão, uma equipa de cientistas realizou uma excursão à região subaquática do antigo continente, e os resultados poderão trazer dados interessantes acerca da pré-história do nosso planeta.

A equipa resulta do esforço de cerca de 30 cientistas oriundos de 12 planetas diferentes. A equipa conseguiu recuperar cerca de dois quilómetros de núcleos sedimentares, extraídos a mais de 1 quilómetro de profundidade, e estas amostras, irá permitir melhor conhecer os processos geológicos que decorreram na região nos últimos 70 milhões de anos.

Os núcleos na região agiram como máquinas do tempo, permitindo melhor conhecer o passado da região, e observar pela primeira vez as provas de avalanches subaquáticas e de rochas fundidas, sugerindo que na região eventualmente existiriam diversos vulcões.

Acredita-se que a região fizesse parte da Austrália, e que tenha se soltado desta há cerca de 65 milhões de anos, dando origem à Nova Zelândia e a outras ilhas da região.

Ao longo desta expedição, foram encontrados cerca de 8000 fósseis, permitindo à equipa o estudo de centenas de espécies diferentes, e a análise destes fósseis permite saber mais acerca de que tipo de criaturas habitavam a região, e até melhor entender como seriam exactamente as condições na Zealandia.

Até agora a análise levada a cabo revela que as condições na região eram bastante diferentes das actuais, bem como a geografia da região. A região parece ter sido em tempos próspera e cheia de animais, que poderão eventualmente viajado através do continente até à Austrália.

Espera-se que esta expedição ajude a melhor entender a forma como a vida se expandiu ao longo do pacifico sul, e traga uma nova perspectiva ao debate de se a Zealandia deverá ou não ser considerada um continente, agora, resta-nos esperar pelos resultados.

Leave A Reply