Conheça a caverna Hang Son Doong, a maior do mundo

0

Hang Son Doong – Que se traduz literalmente por Caverna do Rio da Montanha – é a maior caverna do mundo e tem tamanho suficiente para poder albergar um arranha-céus moderno lá dentro, e tem a sua própria pequena selva.

Localizado perto da fronteira Vietnam-Laos, a caverno foi encontrada pelo cidadão local chamado Ho-Khanh em 1991. Os locais, diz-se, tinham demasiado medo para irem explorar a caverna devido ao som que saía dela por causa do rápido movimento do rio subterrâneo, e do grande precipício.

hang_son_doong_4

Em 2009, um grupo de cientistas da British Cave Research Association começaram uma pesquisa extensa das profundezas da caverna. De acordo com Howard Limbert, o homem a lideram esta pesquisa, a caverna é cinco vezes maior do que Phong Nha, que em tempos ostentou o título da maior caverna do Vietnam. A maior câmara, que a sua equipa encontrou, tem mais de cinco quilómetros de comprimento e 200 metros de altura.

hang_son_doong_3

A selva no seu interior formou-se por baixo de um tecto colapsado numa das cavernas. Depois de o tecto ter colapsado, luz suficiente entrou pela caverna para a vegetação a invadir lentamente do exterior. À medida que a vegetação invadiu, maiores e maiores plantas começaram a crescer, e agora hornbills, flying foxes e mokeys dwell fazem parte da variedade.

hang_son_doong_2

Em 2013, começaram a ser permitidas visitas ao público oferecidas por Oxalis que oferecem a hipótese de passar alguns dias no seu interior a explora-la, bem como acampar, nesta caverna massiva.

Leave A Reply