A China inaugurou um painel solar em forma de panda

0

Esta iniciativa pretende captar a atenção para as alternativas verdes de energia e é apenas o primeiro de diferentes painéis na forma do famoso animal.

A autora foi uma empresa chinesa de energias solares, tendo construido o primeiro painel solar na forma de um panda. O conjunto de painéis, com uma capacidade de 100 megawatts tem um objectivo bastante simples, captar o interesse e o entusiasmo das gerações mais novas para as alternativas energéticas sustentáveis e renováveis.

Este projecto da empresa Panda Green Energy, que também baptizou o painel fotovoltaico, está integrado na iniciativa Belt and Road, um acordo que foi assinado entre o Governo chinês e as Nações Unidas, a fim de promover o desenvolvimento económico do país. O projecto pretende captar a atenção de crianças em idade escolar, nas proximidades da cidade de Datong, onde o painel está instalado.

A construção teve início em Novembro do ano passado de 2016, e o painel foi oficialmente inaugurado no final de Junho deste ano, 2017. Todas as imagens da representação do painel foram partilhadas nas redes sociais.

Assim, a expectativa é de que, nos próximos 25 anos, este painel consiga produzir 3,2 bilhões de kWh de energia renovável, poupando 1056 toneladas de carvão, o equivalente a 2,74 milhões de toneladas de dióxido de carbono, assim explica um comunicado da empresa.

Segundo o relatório global da Política de Energia Renovável para o Século XXI (REN21), a China é um dos países com mais apostas na energia renovável e também tem sido um dos maiores líderes no investimento em energia renovável nos últimos oito anos.

No ano passado, por exemplo, a produção de energia solar aumentou cerca de 35% no país em relação ao ano de 2015, revela o mesmo relatório.

Este é um dos primeiros dos diversos painéis solares que estão previstos pela empresa. Uma construção semelhante já foi anunciada em Maio deste ano pelo primeiro-ministro das Ilhas Fiji.

Leave A Reply