Células solares impressas de alta duração

0

Novo tipo de células solares impressas ultra estáveis, conseguem durar mais de 10 000 horas, e têm um custo bastante reduzido. Criadas por um grupo de cientistas, as novas células já enfrentaram um teste em condições do mundo real, durante um ano, demonstrando uma capacidade de resistência bastante elevada, construídas numa classe especial de material, conhecidos como perovskitas e considerado como o próximo gigante na energia renovável, têm também propriedades interessantes como a supercondutividade entre outras.

Apesar de em teoria se estimar que este material, é capaz de atingir cerca de 31 porcento de eficiência, até agora apenas foi possível atingir em laboratório cerca de 22 porcento, e quando chegam ao mundo real, estes valores rapidamente descem devido às concentrações de oxigénio e humidade.

Mas um grupo de cientistas suíços, ultrapassaram esta barreira utilizando um novo tipo de estrutura de perovskita e criando assim uma célula com uma estabilidade ao fim de um ano de cerca de 11.2 porcento de eficiência, bastante próximo da eficiência dos painéis solares de silicone comuns.

A equipa criou uma célula solar de perovskita híbrida 2D e 3D, recorrendo a dois tipos diferentes deste material, para poderem recorrer a duas características que são bastante importantes para alcançar durabilidade de longa duração, resistência à agua e oxigénio, e transporte de energia, e enquanto a perovskita 2D age como uma camada protectora contra os agentes do ambiente, a camada 3D é responsável pela produção de energia.

As células solares de perovskita são construídas pelo método de sobreposição de camadas, a imagem abaixo apresenta uma representação do painel:

Para além de esta célula ter alcançado umas respeitáveis 10 000 horas de vida em condições do dia a dia, a eficiência alcançada foi de uns fantásticos 14.6 porcento. Com alguma optimização da composição interna destes painéis, e mais algum tempo, é expectável que estes atinjam valores aproximados do seu limite teórico.

Leave A Reply