Carro a hidrogénio acaba de estabelecer record da mais longa jornada contínua do mundo

0

Não há dúvidas que os carros elétricos têm um grande papel a representar no futuro do transporte pessoal, mas eles não são a única alternativa aos veículos alimentados a petróleo. Carros movidos a hidrogénio também estão em desenvolvimento, e um novo teste em Londres acabou de demonstrar o grande potencial que eles têm.

Um Hyundai ix35a Hidrogénio acabou de completar uns fantásticos 9,810 km de viagem sem interrupções pela M25 (A Autoestrada que circula à volta de Londres) durante o decorrer de seis dias, parando apenas para abastecer. Não só o carro completou a maior jornada contínua de sempre, como também viajou 643 km com apenas um depósito de hidrogénio – bastante mais do que qualquer veículo elétrico conseguiu.

O teste foi apoiado pelo projecto London Hydrogen Network Expansion (LHNE) e é parte de um mais amplo esforço para promover os benefícios do transporte alimentado a hidrogénio, que inclui alta eficiência, operação silenciosa, eliminação de gases nocivos ao ambiente do ciclo de produção de combustível, e água como o único produto resultante.

Estes carros são sem dúvida bons para o ambiente: o hidrogénio por si próprio pode ser produzido através de fontes renováveis como a água, e ser depois convertido em eletricidade para alimentar um motor elétrico através de uma bateria de iões de lítio. O reabastecimento também é feito numa questão de minutos.


(Vídeo em inglês)

“O que precisamos agora para a adopção acelerada de veículos a hidrogénio é que o governo trabalhe com a nossa indústria para providenciar a estrutura correcta para a tecnologia se tornar realmente aceite pelo público”, disse Diana Raine, European Business Manager da Hydrogen Energy Systems em Air Products, a empresa a liderar o projecto LHNE.

O teste de 6 dias e 50 voltas no Hyundai ix35 foi completado por uma equipa de condutores e incluiu desvios para quatro das estações de abastecimento de hidrogénio no UK para atestar. Existem de momento quatro destas estações no País e a ideia é adicionar mais seis nos próximos 12 meses – algo crucial se mais pessoas irão dar o passo de trocar para transportes movidos a hidrogénio.

O carro da Hyundai na verdade está disponível comercialmente desde 2014, e no ano passado a Toyota apresentou o Mirai FCEV (Fuel Cell Electric Vehicle). O Honda FCV Clarity deve chegar ao mercado algures durante 2016, enquanto a Mercedes, BMW, Volkswagen, e a Audi fazem parte dos constructores que se sabe estarem a trabalhar no desenvolvimento de FDEVs para um futuro próximo

A jornada que superou todas as metas foi parte de uma semana designada como Hydrogen Week, desenhada para criar consciencialização para os benefícios dos FCEVs. Entretanto uma frota de oito autocarros alimentados a hidrogénio percorreram até agora mais de 112,654 km ao longo de uma conhecida rota no centro de Londres.

[ScienceAlert]

Leave A Reply