Caiu na Califórnia, a última sequóia viva com um túnel

0

A famosa “Pioneer Cabin Tree”, caiu na Califórnia, Estados Unidos, na sequência da maior tempestade registada nos últimos 10 anos, no estado. Esta era a única sequoia milenar com um túnel no tronco, que permanecia viva.

“Pioneer Cabin Tree”, era uma sequóia gigante norte-americana com mais de mil anos e um grande túnel no tronco, caiu após uma forte tempestade que se abateu sobre a Califórnia e Nevada (Estados Unidos da América) durante este paddado final de semana. A árvore estava localizada no Calaveras Big Trees State Park, estado da Califórnia, foi abalroada pelas grandes inundações e deslizamentos de terra provocados pela tempestade, tempestade essa que foi considerada a maior dos últimos dez anos. As imagens da árvore no chão já foram partilhadas na página de Facebook da associação “Calaveras Big Tree”.

Existem poucas sequóias atravessadas por um túnel, mas a maior parte fica nos parques florestais californianos. A mais famosa sequoia gigante com essas características chamava-se “Wawona Tree”, ela estava no Parque Nacional de Yosemite e também essa árvore caiu durante uma severa tempestade no inverno de 1969. Estima-se assim que a mesma tivesse cerca de 2.100 anos (note-se: as sequóias mais antigas não têm mais de 3 mil anos).

No entanto, Wawona Tree e Pioneer Cabin Tree eram especiais, estas eram as únicas sequóias com túneis que ainda assim permaneciam vivas. Todas as outras estão de pé, mas mortas, explicaram os guardas florestais à NPR.

Durante muitos anos, árvores como estas serviram de passagem para cavalos e até camiões, os túneis foram criados no século XIX para promover os parques e torná-los locais com mais interesse turístico.

No momento em que a manutenção das árvores passou a ser responsabilidade de uma empresa privada, o único transporte que podia atravessar as sequóias eram as bicicletas. Os carros podiam, no entanto, atravessar os túneis das grandes sequóias-vermelhas, árvores muito mais altas (que podem chegar aos 115 metros de altura) e com tronco muito maior (tendo dezenas de metros de perímetro) do que as sequóias, que não costumam ultrapassar os 76 metros de altura.

Leave A Reply