Astrónomos brasileiros descobrem dois novos planetas semelhantes à Terra

0

Recentemente uma equipa de cientistas que é liderada por astrónomos brasileiros, revelou a sua descoberta de dois novos planetas que orbitam em torno de uma estrela com características semelhantes ao Sol.

Segundo o portal de notícias G1, os dois exoplanetas – planetas situados fora do sistema solar – com os nomes de ‘super-Neptuno’ e ‘super-Terra’, que orbitam uma estrela, HIP 68468, figuram entre os primeiros descobertos por equipas lideradas por astrónomos brasileiros, logo a seguir à descoberta de um planeta semelhante a Júpiter, anunciada em 2015.

O professor do Instituto de Astronomia Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo, Jorge Melendez, que liderou esta investigação, refere que o objectivo do estudo, já publicado pela revista Astronomy & Astrophysics, foi comparar o nosso sistema solar com outros sistemas planetários.

Segundo Jorge, este ambiente planetário em torno da estrela HIP 68468, que tem características semelhantes ao Sol, fica a uma distância de cerca de 300 anos-luz de da Terra, e é muito diferente do nosso.

Estes novos planetas, apesar de terem características, bem como uma massa semelhante à do planeta Terra e Neptuno, estes planetas orbitam a uma distância muito mais próxima da sua estrela do que a Terra do Sol, o que levanta as possibilidades de estes terem passado de uma região mais externa para a região mais interna do seu próprio sistema planetário.

“Se os planetas migrassem no Sistema Solar, o nosso planeta ficaria desestabilizado, com órbita caótica e risco de colidir com outro planeta, ser ejectado do Sistema Solar ou em direcção ao Sol”, afirma Jorge, citado pelo portal G1.

A descoberta destes dois novos planetas foi possível graças a observações feitas ao longo de 43 noites entre os anos de 2012 e 2016, através de um instrumento acoplado no telescópio do Observatório Europeu do Sul (ESO), situado no deserto do Atacama, no Chile.

Leave A Reply