A aspirina e o Ibuprofeno afinal não são tão amigos das suas costas

0

Muitos de nós sofremos ou podemos já ter sofrido de dores de costas em algum momento das nossas vidas, e embora possa pensar que tomar uma aspirina ou ibuprofeno para aliviar a dor é uma boa ideia, um novo estudo sugere que poderá ser tão eficaz como tomar um placebo.

Embora os medicamentos anti-inflamatórios não esteróides sejam normalmente tomados para aliviar a dor de costas, este novo estudo sugere que qualquer alívio que possa sentir, não passe de um simples efeito placebo. Para além disso, como todos os medicamentos, estes duplicam a chance de desenvolver um sangramento gastrointestinal e podem aumentar as chances de problemas cardiovasculares, o que significa que, não só não nos alivia da dor, como também pode trazer outros problemas.

No estudo, os pesquisadores do George Institute for Global Health, na Austrália, analisaram os dados de um total de 6065 pacientes. Ao analisarem, descobriram que por cada paciente que afirmava ter sentido um alívio das dores de costas, outros seis alegaram que as dores se mantinham. E isto não é tudo, de acordo com um estudo de 2015, o acetaminofeno (paracetamol) também não tem qualquer tipo de efeito para este tipo de dor.

Mas, olhando para o lado positivo das coisas, para a maior parte das pessoas, as dores de costas são apenas um problema de temporário, por isso, embora possa não ser o mais confortável, consegue sobreviver sem grandes problemas.

Para aqueles que sofrem deste problema sob a forma crónica, bem, pelo menos agora sabe que estes medicamentos são tão bons para aliviar a sua dor, como um bom e velho chá. A pesquisa foi publicada no Annals of the Rheumatic Diseases.

Comment