Porque é que as pessoas espirram em séries de três?

0

Já alguma vez caminhou na tua durante o pico da estação das alergias e quase espirrou a sua cabeça fora com rápidas séries de “Atchins”? Se for como a maioria, a resposta é sim, e apesar destas séries de espirros serem chatas e embaraçosas por vezes, existe uma razão cientifica para explicar o porquê de por vezes ter de espirrar nessa rápida sucessão.

Primeiro, que raio é que o faz espirrar em primeiro lugar, e o que acontece dentro do seu corpo quando um espirro acontece? Bem, o espirrar é causado por um número de coisas, desde poeiras a doenças, até respostas emocionais e até mesma a luz solar, apesar das verdadeiras culpadas serem as membranas mucosas no interior do seu nariz e garganta. Apesar a razão exacta ser provavelmente diferente para cada cenário, as são membranas mucosas são sempre as culpadas, porque elas controlam a resposta do espirro.

Quando um espirro ocorre, “os músculos do seu peito comprimem os seus pulmões, o que faz com que rajada de ar seja forçada para cima”, explicou Chanie Kirschner ao Mother Nature Network. “A garganta tornasse estreita, o que direcciona o ar aceleradamente para o seu nariz a velocidades de até 160 km/h”.

Ah, e esse ar a 160 km/h está cheio com 2000 a 5000 gotículas de bactérias (nojento).

Então porque o fazemos aos três? Apesar de um único espirro ser muitas vezes suficiente para desimpedir o que quer que seja que esteja a causar irritação ao seu sistema, o espirro triplo, de acordo com Laura Geggel do Live Science, acontece quando temos de expulsar corpos estranhos mais profundos.

Portanto, o primeiro espero provavelmente quebra o corpo estranho, o segundo leva-o até o nariz, e o terceiro expulsa-o. É uma progressão necessária para desimpedir o que quer que seja que está a causar incómodo às suas membranas mucosas.

Se isto soar terrivelmente simples, é porque o é, mas o acto de espirrar é diferente de pessoa para pessoa como os nossos risos individuais. Aquilo que faz com que você desate a rir provavelmente é diferente do que faz outra pessoa, algo que também é verdade em relação ao espirrar, apesar de espirros múltiplos serem provavelmente sempre causados quando o seu corpo está a tentar com mais intensidade desobstruir as suas vias respiratórias.

E enquanto estamos no assunto, porque é que as pessoas dizem “santinho” quando alguém espirra? De acordo com Jennifer Welsh do Business Insider, os Gregos ancestrais e os Romanos costumavam gostar de espirrar, e viam-nos como um sinal de uma boa saúde, que eles celebravam dizendo “vive muito”.

Tudo isto mudou no 14º século, quando uma pequena coisa chamada praga estava a matar toda a gente. Durante este tempo, o Papa Gregório VII pediu às pessoas que rezassem depois de espirrarem para manterem a terrível doença afastada.

Portanto aí o tem: o nosso múltiplo-espirro é basicamente um processo de três passos para certificar que o seu corpo expele corpos estranhos potencialmente perigosos que estão na sua garganta ou na parte traseira do seu nariz. Se continuar a espirrar, o corpo estranho provavelmente está no ar em sua volta, e deverá provavelmente mudar de sítio por momentos até que o seu sistema se acalme.

E se realmente não conseguir parar de querer conhecer melhor os espirros, então esta filmagem em câmara-lenta irá fazê-lo parar bastante rápido:

[ScienceAlert]

Leave A Reply