Aqui está o porquê de os pandas serem pretos e brancos

0

As distintas marcas pretas e brancas dos pandas têm duas funções importantes: camuflagem e comunicação. Os cientistas descobriram que a cor branca serve para ajudar o panda a se camuflar quando está em habitats gelados, e a parte preta serve para ajudá-lo a esconder-se quando está na penumbra.

Os mesmos cientistas que descobriram a razão por trás das listras pretas e brancas da zebra (para repelir as moscas), fizeram um estudo sobre pandas, que foi publicado na revista Behavioral Ecology. Este estudo foi uma colaboração entre a Universidade da Califórnia, Davis, e da Universidade Estadual da Califórnia, Long Beach, e determinou a funções dos característicos padrões brancos e pretos dos pandas.

“Entender por que o panda gigante tem tal coloração impressionante tem sido um problema de longa data na biologia que tem sido difícil de enfrentar, porque praticamente nenhum outro mamífero tem essa aparência, tornando qualquer analogia difícil”, disse o autor principal Tim Caro, professor na UC Davis, Departamento de Vida Selvagem, Peixes e Biologia de Conservação. “A descoberta no estudo foi feita ao tratar cada parte do corpo como uma área independente”.

Graças a essa abordagem, a equipa pôde comparar diferentes regiões de peles com as cores claras de outras 195 espécies carnívoras e 39 subespécies de ursos. Depois disso, eles tentaram combinar as partes escuras com várias variáveis ecológicas e comportamentais para descobrir qual a sua função.

Os cientistas pensam que as marcações estão lá devido à sua dieta deficiente à base de bambu e à sua incapacidade de digerir uma maior variedade de plantas, e por isso, eles simplesmente não têm gordura suficiente para hibernar durante o inverno, por isso como eles permanecem acordados, eles viajam ao longo de grandes distâncias, e através de diferentes habitats que vão desde as montanhas às florestas tropicais.

Já as marcas na cabeça, não são utilizadas como uma camuflagem, mas sim como forma de comunicação, as orelhas escuras por exemplo, podem ajudar a transmitir uma sensação de ferocidade, mantendo os predadores afastados, e os olhos escuro, provavelmente ajudam-nos a se distinguir entre si ou simplesmente para sinalizar a agressividade aos outros pandas.

Leave A Reply