Amazon fez a Internet cair esta terça-feira

0

Na passada terça-feira, a Internet sofreu uma queda maciça e milhares de sites bem conhecidos simplesmente ficaram em baixo, devido a uma falha técnica nos servidores da Amazon.

Mas não foi a própria Amazon que falhou à internet, foi a Amazon Web Services (AWS), que fornece back-end crucial para milhares de sites. No caso específico, o erro da AWS durou por quase 4 horas para cerca de 100 000 sites, que foram afectados ou ficaram offline.

Os sites afectados incluíram Slack, Quora, Imgur, Apple, Yahoo e Medium, até a AWS ter conseguido restaurar os serviços. Mesmo o site isitdownrightnow.com, um dos famosos sites que servem para verificar se outros sites estão em baixo ou em execução, ficou inacessível devido a esta falha, pareceu karma.

Mas o que realmente aconteceu? A Amazon diz que um dos datacenters S3 da empresa no norte da Virgínia foi o culpado. As instalações, que fazem parte de uma rede de operações denominada como US-EAST-1, passaram por altas taxas de erro ao enviar e receber dados hospedados dos clientes o que resultou numa falha que fez com que todas essas páginas tenham ficado indisponíveis, extremamente lentas, ou com recursos em falta.

O bug tornou impossível que alguns dos serviços na cloud como o Slack, funcionassem em todas as regiões. Sites de notícias hospedados com a AWS como o The Huffington Post, o The Verge e o Business Insider, também ficaram em baixo ou mostrando as páginas sem quaisquer imagens.

“Imagine que o seu negócio é impedido de funcionar por um dia”, disse à Reuters a chefe de pesquisa da Loup Ventures, Gene Munster. “Isso é um problema grave”.

Embora esta falha possa parecer similar à interrupção maciça sofrida em Outubro passado que deixou em baixo múltiplos sites, incluindo a própria Amazon, as causas foram completamente diferentes. Nessa ocasião, a principal causa foi um enorme ataque de Distribuição de Negação de Serviço (DDoS), um tipo de ataque onde milhões de hackers atacam a mesma infra-estrutura ao mesmo tempo.

Mas este erro no S3, embora possa parecer similar, é completamente diferente, uma vez que não foi originado num hack, é apenas uma consequência de um mau funcionamento do software.

Este tipo de erros acontecem o tempo todo, em toda a Internet, mas devido à forma como a AWS tem grande, e como concentrado a confiança da internet em que se tornou, temos esse efeito enorme.

“Todas as vezes que existe uma grande falha na cloud, encontramos ocasionalmente clientes que pensavam que tudo era magia e que trabalharia para sempre”, disse Lydia Leong, analista do Gartner, a Ángel González do jornal The Seattle Times. “E então eles são desiludidos dessa noção e todo mundo continua com suas vidas”.

Comment