Airbus testa abastecimento durante o voo

0

A Airbus e a Força Aérea de Espanha concluíram com sucesso as manobras de teste com vista ao abastecimento de combustível entre dois aviões em pleno voo. Os testes efectuados em Janeiro (a companhia sediada em França não indica a data precisa) envolveram um avião C295 adaptado para funcionar como um tanque de abastecimento e um C295 da força aérea espanhola que actuou como receptor do combustível. Os ensaios tiveram lugar nos arredores de Sevilha.

De acordo com um comunicado da Airbus, os testes de abastecimento que foram realizados durante o dia contemplaram cinco “contactos”, que permitiram enviar de uma aeronave para outra um total de 1,5 toneladas de combustível.

Durante a fase de abastecimento foi usada uma mangueira e um sistema de visão remota, explica a Airbus. A transferência de combustível processou-se a velocidades entre os 185 Km/h e os 240 Km/h.

Houve ainda lugar a testes durante a noite com um “caça” F18, igualmente da força aérea do país vizinho. Estes últimos testes apenas incidiram na fase preparatória para a conexão entre as duas aeronaves, através de uma mangueira. Os testes realizaram-se a 388 Km/h de velocidade.

Com estes testes, a Airbus reitera a esperança de poder entrar no mercado com uma aeronave táctica que poderá ser usada em diferentes cenários para o abastecimento de aviões e helicópteros.

Fonte: Visão

Comment