Água canalizada contaminada por microplásticos a nível mundial

0

O estudo realizado à qualidade das águas, concluiu que existe de facto a presença de partículas de diversos plásticos na água canalizada um pouco por todo o mundo.

Os cientistas encontraram microplásticos na água da torneira de diversos países do mundo, num estudo sobre a contaminação de plásticos no ambiente. Os microplásticos foram encontrados em 83% das amostras de água potável recolhidas em mais de dez países, desde os EUA à Índia, passando pela França. A situação fez temer que o problema seja efectivamente generalizado.

Assim, segundo a investigação da organização de jornalistas Orb Media, os Estados Unidos foram o país que demonstraram uma maior taxa de contaminação: 94% das amostras recolhidas, incluindo na sede da Agência de Protecção Ambiental, na Trump Tower de Nova Iorque e no congresso norte-americano, apresentavam vestígios de plástico.

Já no Líbano, foi encontrada a mesma taxa de contaminação, o Reino Unido, Alemanha e França apresentavam as menores taxas de contaminação por microplásticos, mas ainda assim superiores a 72%. Na Índia e no Uganda a taxa é superior a 80%, segundo o The Guardian.

Perante este cenário, a água engarrafada pode não ser a solução, já que os mesmos microplásticos foram encontrados em garrafas de água vendidas nos Estados Unidos.

“Ao observar a vida selvagem e os impactos [que o plástico]tem tido na vida selvagem, temos dados suficientes para ficarmos preocupados”, disse Sherri Mason, especialista em microplásticos da Universidade Pública de Nova Iorque em Fredonia. “Se tem efeitos [na vida selvagem]como podemos pensar que não vai de alguma forma afectar-nos?”, questionou Mason.

Anne Marie Mahon, do Instituto de Tecnologia Galway-Mayo, que conduziu na Irlanda um estudo sobre o mesmo tema, disse que há dois grandes motivos para preocupações. O primeiro é o tamanho das fibras de plástico e os agentes patogénicos, capazes de produzir doenças, que os microplásticos trazem.

Leave A Reply