Afinal o T. Rex não era assim tão veloz

0

Um estudo realizado recentemente revela que a velocidade máxima deste animal pré-histórico era de “apenas” 20km/h. Não tão rápido como se pensava.

Este é, ainda hoje, um dos mais históricos, falados e conhecidos predadores que já andou pelo nosso planeta Terra, mas este não corria tão depressa como se sempre acreditou. Apesar de atingir os 20 km/h, o T. Rex não corria da forma como sempre imaginámos e até alguns filmes fizeram crer.

Neste novo estudo, realizado por cientistas da Universidade de Manchester, em Inglaterra, é explicado, através de simulações feitas por computador, como a velocidade do popular dinossauro era, no máximo, de “apenas” 20 km/h.

Apesar de no início o estudo se apontar para uma velocidade de 30 km/h, quando foi tido em conta a força e o peso do esqueleto, este número diminuiu. Ou seja, se este animal tentasse dar uma corrida, as suas pernas colapsariam sob o seu enorme corpo.

“O T. Rex é o dinossauro favorito de toda a gente, e paleontologistas têm discutido durante anos sobre o quão rápido conseguiria correr, porque nos diria algo sobre o seu estilo de caça e como apanhava as suas presas”, afirmou o professor William Sellers, de acordo com a BBC.

“Este projecto usou uma simulação em computador bastante realista para prever como o T. Rex se movia e mostrar que correr seria impossível, porque o esqueleto não era forte o suficiente. Isso significa que era algo lento e, portanto, não era um predador de perseguição”, acrescentou ainda.

Assim, com esta informação, este estudo conclui também que a corrida era “improvável em qualquer um dos grandes dinossauros predadores, mas não significa que os pequenos não fossem rápidos”. Tendo em conta o seu crescimento, o T. Rex ia-se tornando mais lento e mudando os padrões de comportamento, algo que os cientistas esperam agora ver e poder posteriormente confirmar.

“Isto ajuda bastante a pintar uma imagem de como era a vida no período cretáceo, quando existiam vários dinossauros”, concluiu Sellers.

Comment