Afinal as bebidas de dieta não são assim tão saudáveis

0

Está a ver aquela bebida de dieta espectacular que costuma consumir devido a ser bastante mais saudável? Bom, parece que afinal não é assim tão saudável, e de acordo com um novo estudo, estas bebidas triplicam o risco de desenvolver demência, e além disso, pessoas que normalmente consomem bebidas enriquecidas com açucares artificiais, também aumentam os riscos de sofrer um AVC (Acidente Vascular Cerebral), enquanto que a bebida equivalente na sua versão “normal”, não tem qualquer associação comprovada a nenhuma das condições.

Claro, deverá ter em conta, que as versões das bebidas com açucares naturais também não são uma alternativa saudável, e poderão também ter implicações, apesar de não existir até hoje provas de tal, com estas ou outras condições.

Apesar de este estudo não estabelecer qualquer ligação directa entre as bebidas de dieta e a demência, quando se analisa o estudo actual em conjugação com a pesquisa anterior acerca dos açucares adicionados, poderemos ver claramente como poderá afectar os vasos sanguíneos.

Pesquisadores da University of Boston, estudaram a dieta de mais de 4000 indivíduos durante mais de sete anos, e acompanharam a sua saúde durante uma década. Chegaram à conclusão de que pessoas que consomem pelo menos uma bebida com açúcar artificial, apresentam 2.9 vezes mais propensão para desenvolver Alzheimer e 3 vezes mais hipóteses de sofrer um AVC Isquémico, do que aqueles que não consomem nada.

“Nós sabemos que limitar a ingestão de açucares adicionados é uma estratégia importante para manter uma nutrição e peso corporal saudáveis, e até sabermos mais, as pessoas deveriam ter muita atenção e reserva com o consuma de bebidas com açucares adicionados artificialmente”, disse a Professora Rachel Johnson.

“Apesar de poderem ter algum papel positivo em pessoas com diabetes ou a tentar perder peso, devemos encorajar as pessoas a beber água, leite magro ou outras bebidas sem açucares adicionados”, acrescentou.

A mesma pesquisa demonstrou que o consumo regular de bebidas açucaradas, incluindo sumos de fruta, também poderá estar associado a má memória e a cérebros com volumes inferiores aos da média.

Leave A Reply