61 países reunidos em Malta para defender os oceanos

0

Os representantes de 61 países reúnem-se esta semana, em Malta, na conferência Our Ocean 2017 (OOC 2017), organizada pela Comissão Europeia, afim de assumirem compromissos efectivos para a gestão global e sustentável dos oceanos e dos recursos marinhos.

Fontes da Comissão Europeia em comunicado à agência Lusa, afirmaram que os compromissos financeiros europeus, de países, instituições e empresas, que serão anunciados na conferência “ascendem a mais de 550 milhões de euros” e que, globalmente, a OOC 2017 poderá gerar financiamentos para projectos de gestão sustentável dos oceanos a rondar os cinco mil milhões de euros.

Portugal estará representado pela ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, que numa intervenção prevista para o primeiro dia da conferência, irá anunciar novas iniciativas e compromissos financeiros de Portugal sobre prevenção da introdução de espécies marinhas não-indígenas, tecnologias da informação relacionadas com o ambiente e actividades económicas oceânicas e investigação científica sobre impactos ambientais da mineração do fundo marinho.

Ao longo dos dias da conferência, os países e instituições participantes irão realizar anúncios de compromissos efectivos sobre financiamentos e medidas a tomar em áreas como a criação de zonas marinhas protegidas, combate às alterações climáticas, sustentabilidade das pescas, combate à poluição marinha, segurança marítima e economia azul.

Já os números da União Europeia indicam que desde 2014, os compromissos assumidos nas conferências Our Ocean já produziram cerca de 250 acções concretas em todo o mundo, com financiamentos calculados em 8,2 mil milhões de euros, incluindo a designação como áreas marinhas protegidas de um total de 9,9 milhões de quilómetros quadrados.

Segundo o programa oficial da conferência, a sessão de abertura contará ainda com uma mensagem, transmitida por videoconferência, do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres.

Esta conferência em Malta é a quarta das conferências Our Ocean, após a reunião inaugural em 2014, em Washington, a que se seguiu em Valparaíso, Chile, em 2015, e de novo Washington no ano passado de 2016.

A seguir a Malta, as próximas conferências Our Ocean deverão realizar-se na Indonésia em 2018 e na Noruega já em 2019.

Leave A Reply