1500 esqueletos encontrados em valas comuns

0

Um grupo de arqueólogos da República Checa descobriu 30 valas comuns da Alta Idade Média, com cerca de 1500 esqueletos, sendo este até agora o maior número encontrado da época, representando um número record para o continente Europeu.

Os túmulos foram encontrados durante os trabalhos de reparação na capela checa de Ossuary Sedlec, nos subúrbios de Kutna Hora, que tem um número de entre 40 000 a 70 000 esqueletos.

O piso da capela está abaixo do nível do solo, e foi durante a realização de escavações no cemitério circundante a fim de aceder à parte inferior do edifício que os esqueletos foram encontrados, estando dispostos por toda a área norte da emblemática capela.

Parece que as fundações da capela, construídas em torno de 1400 dC, foram elaboradas por cima dos esqueletos existentes, provavelmente por desconhecimento da existência dos mesmos na região.

Os túmulos, aparentemente são de dois períodos de tempo distintos no século 14, sendo que os mais antigos, segundo os pesquisadores, são de 1318 dC, correspondendo a um período em que a região foi assolada pela fome e carência de alimentos.

Já os outros túmulos datam de entre 1348 e 1350 dC, numa altura em que a peste negra assolou a região e o mundo e milhões de pessoas morreram, sendo enterradas em valas comuns, prática comum na altura.

Acredita-se que não se soubesse da existência destas sepulturas uma vez que alguns dos esqueletos mais antigos foram danificados aquando da criação das sepulturas mais modernas, e alguns por estarem localizados na zona do canto norte da capela.

Apesar de esta ser uma descoberta incrível, será necessária ainda bastante investigação para catalogar a analisar todos os esqueletos, que poderão ser vitais para fornecer dados acerca da dieta na altura, e respectivo ambiente em que estes habitavam.

Existe ainda a possibilidade de existirem muitos outros túmulos debaixo da capela, mas, no entanto, seria provavelmente bastante complicado escava-los sem que tal representasse o risco de danificar a emblemática capela.

Comment