12 Factos acerca de Portugal

0

1. Metade do “Novo Mundo”, já pertenceu a Portugal
Em 1494, foi assinado o tratado de Tordesilhas, o tratado que dava a Portugal, metade do “Novo Mundo”, que incluía, o Brasil, África e Ásia. O império Português, foi o primeiro império global da história e também o mais longo colonato, quase seis séculos entre a captura de Ceuta e a entrega de Macau (agora China) em 1999. Em 1808, o Rei de Portugal Dom João, mudou-se para o Brasil e proclamou lá, um único estado, que incluía Portugal, Brasil e os Algarves. O estado único teve o nome de Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, este vigorou entre 1815-1822. A nova capital do Reino, era o Rio de Janeiro, esse reino desmembrou-se em cerca de 1822, depois do Rei voltar para Portugal em 1821, deixando o seu filho, o Príncipe Dom Pedro, ser coroado Imperador do Brasil e declarando assim a independência de Portugal.

2. O português, é a língua oficial de 9 países em todo o Mundo
Mais de 236 milhões de pessoas falam português, esta é a língua oficial de Portugal, Brasil, Cabo Verde, Angola, Guiné Bissau, Moçambique, Príncipe, São Tome e Guiné Equatorial. O português é também falado, em Goa (Índia), Macau e Timor Leste.

3. Portugal é o país mais antigo da Europa
Portugal tem as suas fronteiras definidas desde o ano de 1139, sendo assim, a nação mais antiga da Europa. Afonso Henriques proclamou o primeiro Reino de Portugal em 1139 e o país permaneceu um reino por mais de 800 anos, até ao ano de 1910.

4. A livraria mais antiga do mundo fica na capital de Portugal
A livraria Bertrand Chiado, foi eleita em 2011 pelo Guinness Book, como a livraria mais antiga do mundo ainda em funcionamento. Esta livraria abriu em 1732.

5. Portugal é o maior produtor de cortiça no mundo
Portugal produz cerca de 70% da cortiça que exportada mundialmente. Os maiores importadores de cortiça portuguesa são: Alemanha, Inglaterra e os Estados Unidos. O país também possui, a maior floresta de sobreiros do mundo.

6. Uma das universidades mais antigas da Europa fica em Portugal
A Universidade de Coimbra foi estabelecida em 1290, sendo assim uma das mais antigas do continente Europeu.

7. Portugal tem a ponte mais comprida da Europa
A ponte Vasco da Gama em Lisboa, tem 17 quilómetros de comprimento, tornando-a a ponte mais extensa da Europa.

8. Portugal e Inglaterra têm a aliança diplomática mais antiga do mundo
A Aliança Luso-Britânica, foi assinada em 1373 e mantém-se até hoje. Foi estabelecido um tratado de “perpétua amizade”, sindicato e aliança entre as duas nações.

9. Portugal é um dos melhores locais do mundo para praticar surf
Portugal tem uma zona costeira com 800 quilómetros de comprimento, e é já conhecido por ter 364 dias de surf por ano.

10. Em 1755, Lisboa foi atingida por um dos mais poderosos terramotos da história da Europa
No dia 1 de Novembro de 1755, Lisboa foi atingida por um terramoto, com uma magnitude estimada entre 8.7 e 9.0 na escala de Richter, seguido de um tsunami, e vários incêndios, que deixaram a cidade em escombros. Além disso, o terremoto ocorreu no Dia de Todos os Santos, um feriado religioso importante, e nesse dia as igrejas estavam repletas de velas acesas, ajudando ao alastramento dos fogos pela cidade. Estima-se que cerca de 275.000 dos residentes da cidade morreram e que 85% dos edifícios foram destruídos.

11. O Fado Português foi classificado como património cultural da UNESCO
O Fado é um género musical com origem em Lisboa, este género musical foi elevado à categoria de Património Oral e Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

12. Portugal foi a primeira potência colonial a abolir a escravatura
Portugal aboliu a escravatura em 1761, meio século antes da Inglaterra, França, Espanha e Estados Unidos.

Leave A Reply