10 coisas que não sabia sobre objectos do dia-a-dia

0

Existem vários objectos que utilizamos no nosso dia-a-dia sobre as quais sabemos muito pouco, aqui estão algumas delas.

10 – Semáforos

Porque é que os semáforos que todos os dias encontramos para controlar o tráfego, têm as luzes de cor vermelha, amarela e verde?
Tudo deriva da origem da utilização de semáforos de sinalização, que serviam nas passagens de nível de comboios, para avisar, com as cores Vermelha, que significava Perigo, Verde que pedia atenção, e Branca que permitia a circulação, mas devido à possibilidade de cair alguma das lentes da luz, ou esta ser quebrada, e podendo então gerar uma dúvida quanto a se seria para avançar ou não, a regra cromática foi alterada para vermelho para perigo, amarelo para atenção e verde para avançar, e foi então posteriormente adoptado na gestão de tráfego das estradas.

9 – Transformadores

No nosso dia-a-dia, grande parte dos utensílios electrónicos que nos rodeia recorre à utilização de transformadores para proceder à adaptação de diferentes voltagens, e em alguns dos casos estes transformadores são externos, a fim de se poderem substituir em caso de avaria facilmente, e de reduzir o tamanho do produto. Provavelmente já se deparou com uma peça no cabo do transformador, e eventualmente já se questionou acerca do porquê de esta lá estar. A peça em questão, é um núcleo de ferrite, que tem como objectivo eliminar a interferência electromagnética de outros dispositivos electrónicos.

8 – Teclados

Todos nós utilizamos diariamente um sem fim de gadgets para aceder a redes sociais, procurar notícias, ou até mesmo ver filmes. Se estiver neste momento sentado a um computador, o mais certo é estar a escrever através de um teclado, e provavelmente, já terá reparado que existem dois ressaltos em teclas, mais especificamente na tecla “F” e na tecla “J”. Mas qual o seu propósito? É bastante simples, foram estudados para ajuda-lo a colocar correctamente as mãos sobre as teclas, e se poder posicionar, sem observar o teclado.

7 – Cadeados

Numa altura ou outra, pelos mais variados motivos, todos já tivemos de recorrer à utilização de um cadeado, seja no ginásio para trancar o cacifo ou para guardar recordações num diário. Se já utilizou bastantes, provavelmente já reparou que numa das extremidades destes, costuma existir um furo com cerca de um milímetro, de diâmetro. Mas qual o propósito deste? Servirá para abrir o cadeado em caso de emergência? Nada disso, tem uma função que na realidade é bastante mais simples do que a poderia pensar à partida, serve única e exclusivamente para drenar água do sistema de fecho quando os cadeados estão expostos a meios aquáticos e chuva.

6 – Pasta de Dentes

Faz parte da rotina diária do cidadão comum, escovar os dentes uma ou mais vezes ao dia, e independentemente da nossa marca preferida de Pasta de Dentes, acabamos muitas vezes por nos entreter enquanto escovamos os dentes, a ler o tubo da Pasta de Dentes, ou a analisar o seu design e concepção. Provavelmente já terá notado e se perguntado acerca do propósito de uma pequena barra colorida na parte posterior do tubo de Pasta de Dentes, e este é bastante simples, serve única e exclusivamente para durante a fase de produção, as máquinas identificarem qual a parte posterior do tubo a fim de detectar a sua posição e orientação, antes de passar para o tubo seguinte.

5 – Janela Avião

Se já viajou de avião, já terá provavelmente reparado que as janelas têm um minúsculo buraco, e provavelmente terá se perguntado qual o propósito deste. Pois bem, esses pequenos buracos servem para equalizar a pressão entre a cabine e o ar nos painéis das janelas, caso contrário, devido à variação da pressão, estas podiam se partir.

4 – Garrafas de plástico

Já se perguntou qual o propósito daquela pequena anilha por debaixo da tampa das garrafas de plástico de água e dos seus refrigerantes preferidos? O propósito é simples, e tem como intuito apenas proteger as garrafas de serem comprimidas a ponto de esmagarem a parte superior, serve de reforço.

3 – Disco na tampa do refrigerante

Com certeza já reparou ao consumir o seu refrigerante preferido em garrafa, que a tampa tem um pequeno disco de plástico opaco na por dentro, e provavelmente já o retirou e reparou que a garrafa continua sem ver. Isto acontece porque o propósito do pequeno disco é o de selar o gás da bebida, a fim de esta se conservar por um período superior.

2 – Escova de Dentes

O motivo pela qual as escovas de dentes têm algumas cerdas de cor diferente, é para que ao estas começarem a perder a cor devido ao desgaste, o utilizador saiba que é a altura de trocar por uma escova de dentes nova.

1 – Buraco na parte lateral da Esferográfica

Já reparou que grande parte das esferográficas têm um pequeno furo na parte lateral? Este furo serve para equalizar a pressão exterior e interna da esferográfica, e assim, permitir que esta continue a escrever correctamente ao fazer com que a tinta continue a fluir.

Leave A Reply